Mesmo que a sensação seja de que os preços aumentam de forma desordenada e sem freio, a inflação acumulada em 2013 em Santa Maria foi menor do que nos anos anteriores, desde que o curso de Economia do Centro Universitário Franciscano (Unifra) começou a divulgar os boletins do Custo de Vida, em 2006.
Além disso, em comparação com índices nacionais, o de Santa Maria deve fechar o ano abaixo dos níveis de preços no resto do país, principalmente nas capitais. Outros fatores, além da evolução dos preços, colaboram para esse sentimento, como o endividamento e a restrição ao crédito no mercado. A má notícia é que em 2014 a inflação acelere novamente, já que os primeiros meses do ano, que precedem a Copa do Mundo, sejam de consumo intenso e preços mais altos.
Quanto mais se consome, mais os preços sobem. A regra ficou evidente no mês de dezembro de 2013. Com a corrida aos presentes de Natal, o mês passado teve a maior alta de preços do ano. E esse fenômeno deve se repetir pelo menos durante o primeiro semestre de 2014, por ser ano de copa e de eleições.
Viagens, aparelhos de televisão e outros itens que ajudem o brasileiro a acompanhar os jogos já estão ficando mais caros. Quem puder esperar até agosto deverá ter vantagens afirma o economista que coordena o custo de vida, Mateus Sangoi Frozza.
Confira mais detalhes sobre o assunto na edição impressa do Diário desta quinta-feira.
"